fbpx
 

Quanto tempo dura a periodontite?

Quanto tempo dura a periodontite?

A periodontite é uma das doenças bucais mais perigosas que podem atingir o seu sorriso. Causada pela falta de cuidados orais ao longo da vida, ela é o estágio mais avançado da gengivite e a grande responsável pelo sangramento na gengiva e a perda dentária. Mas você sabe quanto tempo dura a periodontite? Ou quais são as melhores formas de tratar e prevenir precocemente o quadro?

O que é a periodontite?
A periodontite é uma doença bacteriana que atinge os tecidos de suporte ao redor dos dentes, que inclui o ligamento periodontal, o osso e a gengiva formando o que conhecemos como periodonto. O quadro é uma evolução da gengivite causada pelo acúmulo de placa bacteriana entre a gengiva e o dente. Quando não tratada, a periodontite pode resultar em um descolamento da gengiva ao dente e uma formação de bolsas com bactérias, o que contribui para a perda do dente. Por isso, é tão importante aprender a utilizar todas as ferramentas para os problemas periodontais, como a escova e o fio dental, para manter a sua saúde bucal em dia.

Quanto tempo dura a periodontite?
Depois de notar o surgimento dos primeiros sintomas da periodontite, a dúvida é sempre a mesma: por quanto tempo o quadro pode durar? Nesse caso, o período depende da demanda de etapas para remover todo o biofilme formado ao redor do tecido de suporte dos dentes. Para paralisar o processo da perda óssea, é necessária uma intervenção profissional com tratamentos à base de raspagens e, muitas vezes, associado com uma medicação. Por isso, quanto mais profundo e complexo for o biofilme, mais cirurgias são necessárias para o acesso às bolsas periodontais.

Tratamento para periodontite: entenda como funciona
Por se tratar de uma doença causada pela má higiene bucal, é importante ter em mente que o primeiro passo do tratamento da periodontite é apostar em uma rotina de escovação adequada. O processo depende da colaboração do paciente em manter a higiene bucal após toda remoção do processo inflamatório realizado através das raspagens feita por um profissional. Para isso, é necessário realizar a limpeza dos dentes pelo menos três vezes aos dias após as refeições, incluindo o uso de escova de dentes interdental, fio dental e do enxaguante bucal.

Os cuidados necessários para prevenir a evolução da gengivite para periodontite
A boa notícia é que a gengivite é considerada uma doença reversível. Ou seja: é possível tratá-la antes que evolua para um quadro de periodontite. Nesse caso, a melhor saída é redobrar os cuidados com a higiene bucal. O tratamento pode incluir uma abordagem local no consultório com o dentista, mas também deve envolver o controle por meio da escovação e o uso do fio dental, que atuam na desorganização da placa bacteriana.
Lembre-se: cuidando do seu sorriso agora, você terá muito a ganhar no futuro!



Fale Conosco Agora!