fbpx
 

Cálculo dental e tártaro são a mesma coisa?

Cálculo dental e tártaro são a mesma coisa?

Aquela placa amarelada que se forma nos dentes é conhecida como o famoso tártaro, também conhecido como cálculo dental, que se formou sobre os seus dentes e está indicando que talvez seja uma boa hora de você visitar o seu dentista. Você certamente já ouviu falar sobre o problema, ou já até vivenciou uma situação parecida, mas o que você realmente sabe sobre ele? Confira!

Cálculo e tártaro: existe diferença?

Apesar dos nomes diferentes, cálculo e tártaro são a mesma coisa e é um problema que pode interferir (e muito) no sorriso do paciente! Ele consiste no endurecimento da placa bacteriana ou do biofilme dental presente na superfície do dente. Dessa forma, ele acaba adquirindo um aspecto de crosta de cor amarelada ou esbranquiçada.

Como o tártaro é formado?

O tártaro pode ser formado sob a gengiva ou superfície dentária e acontece devido à calcificação da placa bacteriana que não foi removida corretamente durante a escovação dos dentes. Ou seja, o problema está diretamente ligado a uma boa higiene bucal, e se o paciente não cuidar do problema, as consequências podem ser um tanto desagradáveis. Além de prejudicar a saúde dos dentes e gengivas, o tártaro não é estético e absorve manchas com maior facilidade. Pode também propiciar a ocorrência de cárie e a gengivite.

Tratamento é feito por meio de raspagem

Se o tártaro se instalou no seu sorriso, não tem jeito: você precisa ir ao dentista para que um profissional resolva o problema. A remoção das placas calcificadas acontece por meio da raspagem, que é feita com instrumentos especiais e técnicas que apenas um especialista é capaz de desenvolver. Uma simples escovação é capaz de prevenir o tártaro, mas não de removê-lo devido a sua dureza.

5 dicas de como prevenir o tártaro

• Escovar os dentes regularmente pelo menos 3 vezes ao dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar)
• Optar por cremes dentais específicos, como o anti tártaro
• Usar fio dental
• Incluir o enxaguante bucal na rotina de higiene diária
• Visitar regularmente o dentista e realizar limpeza e profilaxia dentária (limpeza) de 6 em 6 meses



Fale Conosco Agora!